
Quem já não ouviu falar na sopa da pedra.
Festas e Romarias
Festas da cidade (Junho)
Feira do Melão (Início de Agosto)
Pão, Vinho e Companhia (Final de Agosto)
A fabulaUm frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra... E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa... A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriço ou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra. Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa , como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior... Assim se engrossou a sopa “de pedra”. Juntaram-se couves, cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa.
Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal... para a sopa seguinte!
Há outras versões desta história. Em uma delas, comum no Brasil, o frade é substituído por um malandro, e a dona da casa é uma senhora conhecida na comunidade por negar auxílio a quem quer que seja. O malandro aposta com um amigo que consegue todos os ingredientes da sopa de graça com a senhora avarenta. Esta, movida pela curiosidade sobre a sopa de pedra, fornece-lhe um a um os ingredientes. Embora a história seja levemente diferente, esta versão passa a mesma moral, que a cooperação pode levar a resultados inesperadamente bons.
Onde costumamos comer!
Restaurante O Forno
Largo da Praça de Touros, nº 232080 Almeirim
telf. 243 592 916
Bom e barato!Preço medio por pessoa 11€
Restaurante O Toucinho
Rua de Timor 20 - Almeirim
2080-103 ALMEIRIM
Talvez o restaurante mais conhecido de Almeirim, devido à sua sopa da pedra. Local onde a tradição gastronómica e a festa brava se juntam, e onde podemos encontrar personalidades da festa brava, a começar pelo antigo forcado, o próprio proprietário do restaurante.
Um pouco mais carote mas a tradição paga-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário